CONSULTAS OFTALMOLÓGICAS
A Clínica Vista conta com equipe de profissionais altamente qualificada para atender seus pacientes de forma eficiente e eficaz. Além disso, conta com estrutura e equipamentos de última geração, que auxiliam no diagnóstico e tratamento das doenças oculares.
Durante a consulta oftalmológica a médica vai verificar como o paciente enxerga. Além disso, serão investigados os potenciais problemas relacionados ao olho, tais como, glaucoma, degeneração macular e outras doenças que podem ser diagnosticadas e tratadas rapidamente, evitando assim a perda de qualidade visual e consequentemente impactando na qualidade de vida dos pacientes.
A consulta oftalmológica de rotina geralmente inclui:
Teste de acuidade visual ou de refração para determinar se a pessoa tem miopia ou hipermetropia e astigmatismo;
Teste do movimento dos olhos em cada direção e diferentes ângulos, a fim de o oftalmologista possa identificar alguma fraqueza dos músculos oculares ou movimentos involuntário dos olhos.
Avaliação da sua visão binocular, isto é, se os dois olhos funcionam em conjunto adequadamente. O bom funcionamento dos olhos em conjunto é importante para a correta percepção de profundidade, coordenação dos músculos oculares e capacidade para mudar o foco de perto para longe.
Teste da pressão intraocular, pois a pressão intraocular elevada pode ser um sinal de glaucoma.
CONSULTAS PEDIÁTRICAS
A consulta oftalmologica das crianças varia conforme a idade e a capacidade de informação e colaboração de cada uma. Os bebês podem ser examinados já desde o primeiro dia de vida, desde que seja necessário, e os exames realizados podem ser diferentes em cada caso.
Uma consulta de rotina em qualquer criança visa avaliar a estrutura e a função de cada um dos olhos e do conjunto binocular, incluindo a refração (ou grau de óculos), avaliação da capacidade visual (quando possível), alinhamento ocular e funções binoculares, além de exame do fundo do olho para visualização da anatomia das estruturas internas do olho - nervo ótico, retina, entre outros. A dilatação da pupila é necessária para alguns dos exames de rotina, e necessita de instilação de colírios – importante observar que o tempo entre a instilação e a ação do colírio pode ser longo, e, às vezes, várias gotas são necessárias para o efeito desejado. Esse procedimento pode tornar a consulta infantil bastante longa e é importante que os pais venham preparados para isso.
É muito importante o acompanhamento oftalmológico da criança, principalmente para identificar precocemente qualquer alteração que possa vir a prejudicar o desenvolvimento normal ou afetar a visão.