CAMPIMETRIA COMPUTADORIZADA
Avalia, com alta precisão, falhas no campo de visão central e periférica do paciente, detectando áreas sem visão (escotomas) que podem ser ocasionadas por diversas patologias. Procedimento indispensável para diagnóstico e acompanhamento de pacientes com glaucoma. É um exame que incorpora os avanços tecnológicos em oftalmologia fornecendo alta confiabilidade.
É possível estudar doenças que podem levar à alterações (glaucoma, doenças da retina e doenças neurológicas). Indicações: É indicado nos casos de Endocrinopatias, Maculopatias, Neuropatias e é essencial no diagnóstico e acompanhamento de pacientes com Glaucoma. As principais vantagens da campimetria computadorizada são: monitorização constante da fixação; capacidade de reteste automático de pontos anormais.
Como o exame é realizado
Paciente olha para um ponto fixo enquanto aperta uma campainha para sinalizar que tem percepções de ponto luminosos que aparecem esporadicamente dentro de uma cúpula.
ORIENTAÇÕES
-
Pacientes que usam lentes de contato poderão realizar o exame sem necessidade de remoção das mesmas;
-
Apresentar a última receita dos óculos;
-
Pacientes que utilizam pilocarpina (medicamento para tratamento do glaucoma) devem pedir autorização ao médico responsável para suspender o uso três dias antes do exame.